quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vai um queijinho italiano ?


ai um queijinho italiano ?




eu passo, mas aki fica a sugestão


Casu Marzu


Cultura é cultura, não adianta a gente torcer o nariz para os alimentos que alguns países adotam, e da Itália vem o famoso Casu Marzu, ou modde casu, casu cundhidu ou mesmo formaggio Marcio. O queijo é notável, exactamente por sua excentricidade, normalmente está cheio de insectos vivos, larvas.


O queijo é proibido, exactamente por motivos de saúde, mas é encontrado na Sardenha na Itália, país de origem do produto, no mercado negro, o casu marzu, pode ser traduzido literalmente para "queijo podre".


O queijo ultrapassa o tempo normal de fermentação, vai para uma fase de decomposição, inclusive é provocada pelas larvas da mosca do queijo. Estas larvas são deliberadamente introduzidas para o queijo promova um alto nível de fermentação.


Algumas pessoas procuram retirar as larvas antes de consumir o queijo, que alegam que tem um gosto muito suave, exactamente porque as larvas eliminam a gordura do queijo. Entretanto muitas outras preferem comer com larvas e tudo, uma delícia.


O Casu Marzu será considerado tóxico assim que as larvas morrerem, portanto deve ser consumido enquanto as larvas estão vivas, e deve ser servido com um bom vinho forte. Alguns até acreditam em efeitos afrodisíacos de tamanha iguaria. Um outro detalhe é que as larvas quando perturbadas saltam a uma distância de até 15 centímetros, podendo chegar até os olhos da vitima, digo do apreciador.


A proibição do consumo de tal queijo foi motivada devido as relações alérgicas provocadas, e do perigo de consumir tal produto em estado avançado tóxico, causando vómitos, náuseas, dor abdominal e diarreias sanguinolenta, isto devido as larvas serem muitos resistentes ao suco gástrico do estômago do homem.


Sei lá, depois disso deu uma vontade de comer um queijinho com um bom vinho.

Sem comentários: